Ideias com Design

As Semanas de design de Milão e São Paulo 2017

25 de agosto, 2017 0 Comentário

Primeiro post! Que emoção!
Sejam Bem-Vindos!!

Acho tão gostoso dividir tudo o que vejo por aí… adoro viajar e participar destes eventos de design e nada melhor do que trocar uma ideia produtiva com os meus clientes e colegas de profissão!

Duomo di milano

Para quem ainda não me conhece, me chamo Juliana Bessa, moro em Goiânia, sou formada em Design de Interiores pela Universidade Federal de Goiás e atualmente estou me graduando também em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista. Quem quiser saber um pouco mais sobre mim, clique aqui e veja o meu perfil completo.

Vamos ao nosso assunto de hoje? O que e como são as semanas de design de Milão e São Paulo? Tive o privilégio de participar das duas este ano e vou dividir com vocês a minha opinião sobre cada uma. Vamos lá?

Milão: A semana de design de Milão é marcada pelo Salone del Mobile, ou feira de Milão como muitos profissionais a costumam chamar, um evento mundial – por que vem gente do mundo todo, tudo o que rola lá serve como referência para todo o mundo – que acontece no mês de Abril e reúne as maiores e melhores marcas de design do mundo. O que muita gente não sabe é que a semana de design vai muito além do Salone del Mobile, transformando toda a cidade de Milão na cidade do design, principalmente o distrito de Brera. Este evento paralelo fora dos pavilhões da Rho Fiera é conhecido como Fuori Salone e é onde os showrooms das marcas mais conhecidas apresentam seus novos lançamentos para os profissionais do setor e para o público visitante. Mas o Fuori Salone também inclui marcas da moda e outras áreas afins do design. Na minha opinião o Fuori Salone é a melhor parte da feira, pois visitamos exposições incríveis, a cidade fica toda temática e com instalações nas ruas, é mais badala com coquetéis e happy hours, enfim… la dolce vita do design! hahaha.

São Paulo: A semana de design de São Paulo compreende dois eventos. O primeiro, o evento âncora, é a High Design Expo, feira que conta com mais de 100 expositores e recebe visitantes de todo o país que buscam mobiliários de alto padrão e soluções para arquitetura e design de interiores. Durante o evento acontecem talks e palestras com profissionais renomados. O segundo evento é o Design Weekend, um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com áreas afins como arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, etc. Assim como o Fuori Isaloni, são diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms. Ufa! Grande, corrido, mas muito  muito legal! A melhor parte! Assim como Brera! Não fui na High Design por já ter ido na feira de Milão, que é o ponto de referência em âmbito mundial do setor de casa e mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis. Ou seja, ia ver muita coisa parecida. Mas como nunca fui, ano que vem vou me esforçar para ir. Quem vamos!?

Falando nisso, surge uma pergunta: realmente compensa ir? Na feira de Milão com toda a certeza vale e muito ir, pelo menos para conhecer e se puder de tempos em tempos. Acho desnecessário ir todo ano. Até por que é uma viagem cara (na época da feira os preços sobem muito! Foi sem dúvida a cidade mais cara da viagem), Milão é uma cidade pequena onde você irá conhecer quase tudo na sua primeira visita e também as tendências não mudam tanto de um ano para outro.  Em relação ao Design Weekend, acho válido ir todo ano, se der. São Paulo é logo ali, o custo da viagem é beeeem menor se comparado ao de uma viagem ao exterior, você aproveita para tirar uma mini-férias e volta com uma bagagem incrível de novidade e muito mais inspirado para casa e para o trabalho.

Instalação na MADE por Guilherme Torres.

 

Espero que vocês tenham gostado!
Ju Bessa.

Ju Bessa

Juliana Bessa é uma profissional dinâmica e versátil que desenvolve projetos de design de interiores aliando estética e funcionalidade mas, sobretudo, desenha ambientes originais que provocam emoções: espaços com alma.

DEIXE UM COMENTÁRIO

POSTS RELACIONADOS